A Floresta - I

Primeiro

São três da tarde. Os meus pés abanam ao sabor da brisa. Estou sentado na árvore ao lado de ninguém. Por momentos os meus pensamentos traíram-me, juro que te vi ali a meu lado. Com os teus cabelos e o teu sorriso. Fecho os olhos, imagino te a ti, sorrio e deixo um brilho escapar dos meus olhos.

Vendo o chão lá em baixo penso na altura mais uma vez. Salto. Os meus joelhos sentem o impacto mas tratando-os com carinho das minhas mãos eles aliviam-se e ficam mais fortes. O meu cabelo continua preso. Coçando a nuca, indeciso para onde ir, sigo em frente. Em frente sempre segui e em frente sempre seguirei.
Só conheço a floresta. Não sei de mais nada para além daquilo. Que amor de vida. Amor de vida com amor à vida. Sem tormenta, só essência.

Passos que ecoam na escuridão, é assim o término de toda a dor.
 

Mas quem serás tu que me atormentas numa memória que não reconheço? Questiono-me e  reviro os olhos. Ouço o restolhar das folhas nos pés, sinto as pedras nos calos, os picos a espetar-se nos pés. Mas não me faz confusão, nenhuma. Sempre vivi assim, sempre viverei assim.

 Abre as janelas disseram eles. Forçosamente elas se abriram. 

Ouvi o meu nome! O meu nome? Se sou só eu porque tenho nome? O que é um nome?! A ecoar no vento…. Arrastado levemente pela brisa nas árvores. Fecho os olhos mais uma vez e abano a cabeça. Os pássaros nunca se cansam, nunca se limitam. Voam e cantam, livres de tudo. Mas eu sou livre, não? Caminho nesta floresta sem rumo nem medos. Encontro a água na mesma fonte. Os frutos na mesma árvore. Abrigo na mesma caverna. Lenha na mesma fogueira.
 Sempre, todos os dias, todas as noites. E vagueio. Sempre tudo igual, sempre tudo diferente. Já fui às montanhas, já fui às savanas. Já fui aos oceanos, já fui aos vulcões. Então onde estou? Na floresta. Onde mais haveria de estar?

E quem és tu?
 A tua sombra! O teu cabelo! Vi-os por aqui. Passaram de relance. Corro! Grito de alegria por algo que não sei o que é! Sou feliz, sou livre! Um rio desenrola-se diante de mim. Sem roupa mergulho nas frias águas. Fecho os olhos enquanto sinto a corrente a passar por mim, leve mas forte. Fraca mas energética! Viva!
 Debaixo dos meus pés, pequenos e grandes seixos. Mergulho e apanho um. Castanho claro, liso. Quando venho à superfície sinto o ar a faltar-me. Respiro fundo e ouço toda a vida da natureza que sente o meu retorno ao presente, na Floresta.
 Como um cão, nado até à costa. Pouso a pedra no chão e sento-me num tronco de madeira ali. Pegadas no chão? Quem esteve aqui? Levanto os olhos e volto a cabeça. Ninguém, vazio, nem um sinal.

Mas agora um riso. Eras tu? Olho para a floresta. Vejo um alce a comer folhas e a bater com o casco no chão enquanto eu o fito. Baixo o olhar e ele vai-se embora. Fica apenas o silêncio ensurdecedor da floresta.
 O chão! Fecho as mãos sobre os meus joelhos. Sinto a barriga a subir e a descer ao som da respiração. Toda esta tranquilidade, toda esta paz. Que magia! A floresta dos meus sonhos, nela que sempre vivi e onde sempre soube ser como um ser.
 Agora, vendo o passado, lembro-me da minha infância. De correr, de trepar as árvores e daquele toque suave dos meus pais antes de desaparecerem na miragem quando abri os olhos para este dia eterno.


A Floresta - Inês Coelho


A vida eterna no verso eterno que se estende pelos tempos na perfeita emoção.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Na Ribalta

Poeira

Fonte:  http://www.rawscience.tv/global-smart-dust-may-be-the-ultimate-internet-of-things/ Uma dor que me aflige e me queima Um to...